08 julho, 2012

Bob Dylan


      Robert Allen Zimmerman (nome artistico bob dylan), nascido  24 de maio de 1941 é um grande cantor e compositor. Inicialmente aos 10 anos de idade ele escreveu seus primeiros poemas e quando adolescente aprendeu a tocar piano e guitarra sozinho. Começou cantando em pequenos grupos de rock. Quando foi para faculdade voltou-se para Folk Music impressionado com a obra musical do lendário cantor folk woody Guthrie.

Carreira
 Um Início de Protestos Dylan já lançou mais de 45 álbuns desde 1962, quando lançou seu primeiro disco, "Bob Dylan”, dedicado ao folk tradicional. Seu segundo álbum, “The Freewhellin' Bob Dylan”(1963), contendo apenas canções de sua autoria, consagrou o músico com o hit "Blowin' In The Wind", que se tornou um hino do movimento dos direitos civis. Além desta, canções como "A hards-rain a gonna-fall", "Masters Of War", entre outras, tornaram-se clássicas como músicas de "protesto", embora Dylan mais tarde recusasse o rótulo de "cantor de protesto". Estas músicas, que entre outras compostas por ele, abordavam temas sociais e políticos numa linguagem poética, o tornaram um fenômeno entre os jovens artistas folk da época, levando-o ao estrelato folk, principalmente após sua participação no Newport Folk Festival de 1963, onde foi promovido pela "rainha" folk da época, a cantora Joan Baez. O sucesso do álbum "The Times They Are-A-Changing" (1964) apenas consolidou esta posição. 


Em 2004 foi escolhido pela revista rolling stones como 2º melhor artista de todos os tempos! Na minha opnião deveria ter ganhado em 1º. 
                   


"O fato de voce apreciar  as minhas canções não quer dizer que eu lhe deva alguma coisa" (essa é uma das frases mais famosas do cantor)



Algumas de suas melhores músicas escolhidas por mim:

• All Along The Watchtower          
• Blowin' In The Wind
• Like A Rolling Stone
• If Not For You
• Hurricane


E é isso galera, espero que tenham gostado, ah não sei se vocês já perceberam mas eu adoro cantores antigos (temos que aprender a valoriza-los) e Bob é um deles! 

Um comentário: